Ser protagonista juvenil no Brasil

ProtagonismoJuvenil

Talvez não seja tão simples ser protagonista juvenil no Brasil, como é ser um jovem em um país em que as mínimas condições necessárias e fundamentais para o seu desenvolvimento muitas das vezes são negadas, como a saúde, a moradia, o saneamento básico e outras mais, como a segurança. Sabendo de todos estes obstáculos de uma forma inconsciente, entendemos que a jornada é longa após o nascimento de futuros protagonistas juvenis. Nesse processo de crescimento com tantas diferenças sociais, quem será ou virá a ser um protagonista de sua própria história? Os degraus são longos até um entendimento de um ator juvenil.

Ao longo de anos dizem que os jovens são o futuro desse País. Não vejo tanto empenho para que eles venham a ser, principalmente, os que moram em “periferias” onde o preconceito e a discriminação existem pelo simples fato do local onde moram já ter um estigma negativo, e aí as possibilidades se tornam menores. Talvez os nossos jovens protagonistas não queiram tudo na mão, mais sim oportunidades de serem tratados como merecem, como “jovens de verdade”. Assim, poderão brincar, chorar, se apaixonar, fazer seus questionamentos e suas descobertas com segurança. Assim, poderão sonhar com um mundo melhor para todos.

Mais toda essa trajetória tem um preço chamado “determinação e coragem”, pois o mundo fora de casa é real. Em meio a tantas complexidades de sobrevivência diária, teremos poucos atores juvenis nesse percurso que mais parece uma arena cheio de gladiadores em meio a leões famintos. Aí me pergunto: como é ser um jovem protagonista nesse país chamado Brasil? 

Fernando da Luz
Educador social

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s