A voz da comunidade na prevenção da violência

IMG_8945_2

O medo cala, mas a paz ergue sua voz no morro. Os diálogos se estabelecem na comunidade, que tenta criar estratégias e buscar respostas aos diversos conflitos vivenciados no seu dia a dia, de forma que a violência deixe de ser o único recurso disponível ou conhecido.

Compreendendo o conflito como algo inerente ao ser humano, e necessário para a construção de respostas em um processo democrático, mas tendo também a clareza de que, quando não gerenciados de maneira positiva, podem gerar violência e infração das leis, o Instituto Terre des hommes Brasil desenvolve por meio de seu trabalho comunitário ações de sensibilização da comunidade para o enfrentamento da violência e processos formativos na temática da Justiça Restaurativa. Esses processos se utilizam de práticas restaurativas, como meios para a resolução de conflitos e prevenção da violência através do diálogo.

Para o Instituto Tdh Brasil, realizar trabalho comunitário pautando temas como a Justiça Restaurativa, as medidas socioeducativas e o ato infracional para a prevenção da violência é acima de tudo fortalecer as instituições, famílias e a própria comunidade, tornando-as protagonistas no processo de transformações. É notório que essas mudanças precisam acontecer para que a convivência comunitária seja pautada no respeito e tolerância, elementos fundamentais à construção da paz.

Articulado em rede, o Instituto Terre des hommes Brasil realiza um trabalho de empoderamento da comunidade para que ela reconheça a sua capacidade de estabelecer hábitos e estilos de vida que contribuam para a promoção de uma cultura de paz e a não-violência.

Nádia de Paula
Articuladora comunitária  do Instituto Tdh Brasil

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s